IBADAM

IBADAM

HISTÓRICO

O Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Amazonas – IBADAM foi fundado no ano de 1979, entidade de personalidade jurídica vinculada à Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Amazonas, sem fins lucrativos, com sede à Avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, capital do Estado do Amazonas. Vale ressaltar que este Instituto é credenciado desde 1983 no Conselho de Educação e Cultura Religiosa da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil.

Sua fundação foi na gestão do Pr. Alcebíades Pereira de Vasconcelos, tendo como primeiro Diretor Pr. Samuel Camara; por conseguinte vieram, Pr. Edson Alves, Pr. Jônatas Camara; Pr. Cláudio Rogério dos Santos e na atualidade Pr. Edivaldo Lopes de Lima.

 

MISSÃO

O Instituto Bíblico foi criado com a finalidade de desenvolver o preparo cultural de seus alunos, baseado nas Leis que regem o ensino no País, bem como o ensino religioso, alicerçado na Doutrina Bíblica Sistemática Cristã Evangélica, crida e ensinada pela Assembléia de Deus aos candidatos ao Ministério da igreja e outras organizações.

 

FINALIDADE

O Instituto serviu a essa comunidade em várias modalidades de ensino, destacando os Cursos de Bacharelado em Teologia, em nível fundamental e em nível médio, que estiveram em pleno funcionamento até dezembro de 2002, quando a última turma colou grau.

 Ainda em fevereiro de 2002, o referido Instituto iniciou uma nova modalidade de Ensino, voltado para a formação da liderança que estariam engajados no projeto “Visão Celular” da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Manaus. Essa modalidade de ensino recebeu o nome de Curso de Formação Ministerial.

 Em novembro de 2004, o presidente da Igreja em Manaus, Pr. Jonatas Câmara, declara que a Igreja passaria a investir numa nova modalidade de Ensino com a criação da Faculdade Boas Novas e que a sociedade Manauara receberia uma nova Instituição de Ensino Superior. Decide então, em comum acordo com Ministério da Igreja, que as atividades de ensino do IBADAM não mais funcionariam somente nas instalações de sua sede, ou seja, na Av. General Rodrigo Otávio, 1655, e sim, expandiria suas atividades, por meio de Núcleos de Ensino, nas áreas eclesiásticas, sob a responsabilidade do pastor de cada região, tendo como apoio a coordenação geral que continuaria na sede atual.

 

ATUALIDADE

Neste sentido, as atividades de ensino do IBADAM, avançaram. Todavia, a igreja e seus projetos também sofreram modificações. Necessidades de ampliar e reformular os objetivos de ensino, bem como suas modalidades também surgiu. Assim, no segundo semestre de 2011, nasce o Programa de Educação Cristã Continuada – PECC, com a proposta de integrar os níveis de ensino já existentes, com consistência e fundamentada nos princípios bíblicos.

Com a criação do PECC, o IBADAM se insere no Programa na posição do segundo nível de Ensino, e consequentemente, amplia seus objetivos de ensino, proporcionando a partir de então a formação e qualificação dos educadores da Escola Bíblica Dominical, primeiro nível de ensino do PECC.

 Para subsidiar o primeiro e segundo níveis de ensino do PECC, elaborou-se paralelamente, o programa de Capacitação Docente com o objetivo de preparar o Educador Cristão para o emprego dos instrumentos didático-pedagógicos que podem ser utilizados para facilitar o processo ensino/aprendizagem.

Assim, seguem as atividades do Instituto Bíblico, com uma proposta inovadora, sobretudo, fundamentada nos princípios bíblicos e nas diretrizes da sua Mantenedora – Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Amazonas, que com visão de Reino, agrega e insere em suas atividades, o Programa de Educação Cristã Continuada, não somente para sua membresia, mas para outras denominações evangélicas.

 

CURSOS OFERECIDOS PELO IBADAM

 

 MEDIO EM TEOLOGIA – PARA MEMBROS E DEMAIS IGREJAS

 Objetivo: Preparo Bíblico/teológico dos educadores da Escola Biblica Dominical, Escola de Lideres, Diáconos e diaconisas, Pastores e Liderança em Geral e demais membros da igreja

 Local de funcionamento: nas áreas eclesiásticas de Manaus, interior do Estado e Outros Estados da Confederação.

INTENSIVO PARA PASTORES E LÍDERES – da própria denominação com o objetivo de dar qualidade no desempenho de suas funções eclesiásticas

Local de funcionamento: Faculdade Boas Novas

 

FORMAÇÃO DO EDUCADOR CRISTÃO – educadores da Escola Bíblica Dominical –Escola de Lideres e IBADAM.

Objetivo do curso: Preparar os educadores da Escola Biblica Dominical, Escola de Lideres e IBADAM; Superintedentes da EBD e Liderança em Geral.

Local de Funcionamento: Faculdade Boas Novas

 

Atual diretoria do IBADAM:

 

 Diretor: Pr. Edivaldo Lopes de Lima

Vice- Diretora: Profª. Maria José Costa Lima

Coordenação Pedagógica: Larissa Benevides da Costa

 

PECC – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTINUADA

 

  • OBJETIVO DO PECC

Fortalecer a Educação Cristã da Assembléia de Deus no Amazonas e no Brasil por meio de um Programa Consistente que integre os níveis de educação já existentes visando: formação superior; formação continuada do professor na Igreja; munir o membros da Igreja com base bíblica e teológica; capacitar obreiros para a obra de Deus; prestar serviço de orientação educacional à Igreja.

2.1 OS NÍVEIS DO PECC

 

2.1.1 Escola Bíblica Dominical (EBD) – Com um currículo de 3 anos oferece o curso Básico de Teologia, utilizando a Revista da EBD, produzida por Belém (Todo aluno que obtiver 75% de frequência, receberá seu certificado no final do curso e deverá ser incentivado a prosseguir para o próximo nível);

 

 

A partir da Resolução nº de Agosto de 2016, o PECC, toma uma nova forma, adequando-se às novas diretrizes.